Maria João de Almeida leva vinhos e chefs para a mesa

A jornalista e crítica de vinhos regressou às livrarias com o seu mais recente livro “Vinho à Mesa – Treze chefes, treze regiões, 265 vinhos”. Afinal, há sempre bons motivos para celebrar o simples prazer de uma refeição.

O chef Miguel Castro e Silva e Maria João de Almeida na cozinha do restaurante Lumni, em Lisboa

Depois de um sorteio que ligaria o chefe a cada região vitivinícola de Portugal, Maria João de Almeida avançou com o desafio: escolher as referências vínicas de produtores nacionais – dos clássicos aos mais recentes –, contar a história de cada um e a história do vinho em território nacional. Uma viagem enriquecedora que contemplou o continente, a ilha da Madeira e o arquipélago dos Açores, ao mesmo tempo que preenche 413 páginas de informação explicativa, vinho a vinho, com as respetivas notas de prova.

Já aos chefes coube o papel de criar um menu com entrada, primeiro e segundo pratos e sobremesa, que combinassem com néctares da região que lhes tinha calhado na rifa. Nesta lista constam João Rodrigues, do Feitoria (1 estrela Michelin), no Altis Belém Hotel & Spa, em Lisboa, Alexandre Silva, do Loco (1 estrela Michelin), em Lisboa, Henrique Sá Pessoa, do Alma (1 estrela Michelin), em Lisboa, Rui Paula, da Casa de Chá da Boa Nova (1 estrela Michelin), em Leça da Palmeira (Matosinhos), José Avillez, do Belcanto  (2 estrelas Michelin), em Lisboa, Miguel Castro e Silva, do Lumni, em Lisboa, Diogo Rocha, do Mesa de Lemos, em Silgueiros (Viseu), Ricardo Costa, do The Yeatman (2 estrelas Michelin), no The Yeatman, em Vila Nova de Gaia, Justa Nobre, do À Justa, em Lisboa, Leonel Pereira, do São Gabriel (1 estrela Michelin), em Almancil, Pedro Lemos, do restaurante Pedro Lemos (1 estrela Michelin), no Porto, Vítor Sobral, da Tasca da Esquina, em Lisboa, e Miguel Laffan, do L’And (1 estrela Michelin), no L’AND Vineyards, em Montemor-o-Novo.

Antes de chegar a cada receita, descontraia com a leitura da preparação dos pratos em fotonovela. Depois é ir para a cozinha e pôr a mão na massa.

Tudo a postos? Agora vamos ao brinde e bom apetite! •

+ Saída de Emergência
+ Maria João de Almeida
© Fotografia: João Pedro Rato

Partilhe com os amigos:

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.