João Rodrigues, chef do restaurante premiado do Altis Belém Hotel & Spa convida, desta vez, os chefs Kamilla Seidler, dinamarquesa, e João Oliveira, da cozinha do Bela Vista Hotel & Spa, em Portimão, para cozinhar ingredientes de terras algarvias.
Na noite de 18 de Outubro, pelas 19h30, é dado início ao 5.º Jantar Matéria, no Feitoria (1 estrela Michelin). O anfitrião, o chef lisboeta João Rodrigues, terá “em casa” Kamilla Seidler, a chef dinamarquesa que, a 15 de Maio de 2015, marcou presença na 5.ª edição da Rota das Estrelas, precisamente, neste premiado restaurante do Altis Belém Hotel & Spa, em Lisboa e, um ano depois foi considerada a melhor Chefe da América Latina, pelos “World’s 50 Best”. É conhecida – e reconhecida – pela sua grande paixão e compromisso social na área da gastronomia, a respeito da qual destaca-se o facto de fazer parte da equipa do restaurante Gustu, na Bolivia, e do projeto escola-cozinha Manq’a cuja missão consiste em fornecer conhecimento, emprego e esperança a uma geração de jovens, com o objectivo de lhes dar um futuro promissor.
O trio fecha com João Oliveira, o chef portuense do Vista (1 estrela Michelin), do Bela Vista Hotel & Spa, na cidade portuária de Portimão, no Barlavento algarvio que, no currículo, soma outros três espaços de renome no panorama da gastronomia nacional: o Largo do Paço (1 estrela Michelin), na Casa da Calçada, em Amarante, o The Yeatman (2 estrelas Michelin), no hotel homónimo, em Vila Nova de Gaia, e o Vila Joya, no boutique hotel com o mesmo nome, em Albufeira.
De volta ao Jantar Matéria – baseado no Projecto Matéria criado pelo chef João Rodrigues –, a essência desta experiência quer-se memorável, com uma pitada de irreverência pelo desafio de incitar Kamilla Seidler a cozinhar produtos de terras algarvias. Por isso, os três chefs juntaram-se para, durante três dias, visitarem produtores pelo Algarve e, deste modo, mostrar a matéria-prima disponível nesta estação do ano. Logo, o vinho escolhido também é da mesma região vitivinícola.
Sobre o produto que fará parte do menu, para já, não há notícias, pois tudo está no segredo dos deuses até ao momento deste jantar. Portanto, resta aguardar pelo alinhamento e desfrutar da criatividade da harmonização dos sabores em cada prato preparado pelos três chefs. O valor do repasto é de €125. A selecção vínica (incluída no preço) está nas mãos do escanção e chefe de sala do Feitoria, André Figuinha. A reserva deve ser feita através do fbbelem@altishotels.com ou pelo 210 400 203.
É ir! Bom apetite! •