O grande festival de alta gastronomia de cunho nacional desvia, pela primeira vez, a rota dos sabores para a vizinha Espanha, com a Corunha na mira de gourmets e gourmands que, entre março e novembro deste ano, percorrem o roteiro marcado por nove eventos, com a ilha da Madeira a fazer as honras da estreia deste ano.
Benoît Sinthon, o chef da cozinha do Il Gallo d’Oro, o restaurante que faz as honras da abertura da Rota das Estrelas 2015
A 6ª edição do festival gastronómico Rota das Estrelas regressa em 2015 com, para já, nove restaurantes, entre os quais consta um no norte de Espanha, o restaurante As Garzas (1 estrela Michelin), na Corunha, com chef Fernando Agrasar à frente da cozinha, onde o evento reserva os dias 17 e 18 de setembro.
Mas antes de chegarmos ao 9.º mês do calendário gregoriano, falemos sobre o início deste festival itinerante de gastronomia, com agenda marcada entre os dias 13 e 17 de março, no Il Gallo d’Oro, do hotel The Cliff Bay, no Funchal, na ilha da Madeira, com Portugal, Espanha, França, Alemanha, Holanda e Áustria na cozinha. Eis os países de onde chegam as inspirações gastronómicas apresentadas à mesa do primeiro evento da Rota das Estrelas deste ano, sob a batuta do anfitrião, o chef Benoît Sinthon, um dos impulsionadores deste festival gastronómico.
Entre os convidados estão: Thomas Bühner (La Vie, Alemanha, 3 estrelas Michelin), Dieter Koschina (Vila Joya, Albufeira, 2 estrelas Michelin), Hans Neuner (Ocean, Lagoa, 2 estrelas Michelin), Erlantz Gorostiza (M.B., Espanha, 2 estrelas Michelin), Michel Van der Kroft (‘t nonnetje, Holanda, 2 estrelas Michelin), Olivier Barbarin (Châteaux d’Audrieu, França, 1 estrela Michelin), Joachim Koerper (Eleven, Lisboa, 1 estrela Michelin), Miguel Laffan (L´And, Montemor-o-Novo, 1 estrela Michelin), João Rodrigues (Feitoria, Lisboa, 1 estrela Michelin), Jordi Esteve (Nectari, Espanha, 1 estrela Michelin), Paulo Morais (Umai, Lisboa), Ljubomir Stanisic (100 Maneiras, Lisboa), Jacqueline Pfeiffer (Le Ciel, Áustria), Albano Lourenço (Arcadas, Coimbra), Fabian Nguyen (Ritz Four Seasons, Lisboa), Miguel Gameiro (escola Alain Ducasse) e Rui Martins (Cook Avec Moi, consultor).
Reunidos os chefs, eis que é dado início ao festival gastronómico. O primeiro dia é marcado pelo Kitchen Alive. Repartido por três ambientes compostos por sabores requintados numa fusão entre a cozinha, a enologia e a música, o The Cliff Bay será palco de um jantar volante, onde os chefs estarão em permanente interação com os gourmets da noite. Nos dias 16 e 17 de março, o Il Gallo d’Oro reúne os chefs e gourmands para um menu de degustação com uma seleção de produtos locais e do mundo lado-a-lado com grandes referências de vinhos portugueses.
Em paralelo, há workshops de cozinha e de “bem-servir”, provas de vinhos, demonstrações culinárias e de bebidas locais, visitas de caráter gastronómico.
Aos amantes da alta gastronomia aqui deixamos o calendário da Roa das Estrelas de 2015:
De 13 a 17 de março / Funchal (ilha da Madeira): Il Gallo d’Oro (1 estrela Michelin) / Chef Benoît Sinthon.
15 a 17 de maio / Lisboa: Feitoria (1 estrela Michelin) / Chef João Rodrigues.
11 e 12 de setembro / Lisboa: Eleven (1 estrela Michelin) / Chef Joachim Koerper
18 e 19 setembro / Corunha (Espanha): As Garzas (1 estrela Michelin) / Chef Fernando Agrasar.
6 e 7 de novembro / Porto: The Yeatman (1 estrela Michelin) / Chef Ricardo Costa.
13 e 14 de novembro / Cascais: Fortaleza do Guincho (1 estrela Michelin) / Chef Miguel Vieira.
Relembramos que a Rota das Estrelas é um festival que envolve um roteiro anual com “escala” em restaurantes distinguidos no célebre Guia Michelin, com o objetivo de cada chef anfitrião dos restaurantes inscritos preparem um menu em conjunto com os chefs convidados – no mínimo dois – e organizarem um evento com produtos que confira honras aos produtos portugueses e locais e, assim, distinguir a alta gastronomia.
Agora, há que anotar na agenda e reservar mesa o quanto antes. Bom apetite! •
+ Rota das Estrelas
© Legenda da fotografia de entrada: Vista do hotel The Cliff Bay, no Funchal, na ilha da Madeira / Henrique Seruca
Para partilhar com os amigos