RESTAURANTES, RESTAURANTES LISBOA, TABLE 0

Erva com alma de Verão

Há mais pratos vegetarianos e ajustes que melhor combinam com a época estival acabada de chegar. A carta, assinada pelo chef Miguel Teixeira, é traduzida à letra, na cozinha, por João Filipe Moreira, sub-chef do Corinthia Lisbon.


A decoração elegante e, ao mesmo tempo, descontraída comunga com a essência do Erva Restaurante & Bar, a partilha. O restaurante do Corinthia Lisbon, hotel de cinco estrelas, em Lisboa, é um dos exemplos em como a chamada comida de tacho e os pratos de forno são intemporais.

São disso exemplo o arroz de polvo, o bacalhau com broa, a perna de frango do campo ou a já conhecida costela de comer à colher, que, primeiro é submetida a uma salmoura, seguindo-se a cozedura a baixa temperatura e, por fim, a ida ao forno.


Mas vamos às novidades trabalhadas in loco pelo sub-chef João Filipe Moreira e a equipa do Erva, e sob a supervisão de Miguel Teixeira. Para começar, o creme rico de marisco e bivalves consta na lista das entradas, a par com o recomendado croquete de boi e a maionese de chilli fumado e o leitão acompanhado pelo milho e os cogumelos.


Em contrapartida, o tártaro de vaca Arouquesa e a burrata com trufa fresca, tomate, rúcula e pão de forno a lenha representam as sugestões, com ligeiras alterações, que, por si só, são pretexto para regressar a este espaço informal, onde parte da cozinha está aberta para a sala. 

Nos pratos principais, o chef Miguel Texeira deu maior ênfase aos pratos vegetarianos, cada vez mais apetecíveis nos dias de maior calor. Salada de legumes, tofu fumado e granola, couve flor, ragout de cereais e verdes, e arroz de cogumelos, com bimis grelhados são as boas novas, que dão resposta ao leque de tendências actuais à mesa.


Garoupa acompanhada de açorda de tomate coentros e bivalves estão no alinhamento das novidades, já as bochechas de porco preto indiciam mudanças. Sem esquecer as carnes maturadas, que mantém o seu desfile no menu do Erva, ou não fossem os diferentes cortes outra das vontades que propicia prazer à mesa.


Terminemos com o cheesecake, framboesas e sorbet de limão e a mousse de cholocate com bolo de coco e morangos, para este início de Verão. Já o brûlée de citronela, as texturas de chocolate e o queijo de cabra fumado apresentam alterações, para melhor combinar com a estação. O bolo de caramelo e a pavlova de frutos vermelhos mantêm-se, para gáudio de quem tanto gosta de uma boa sobremesa.

Outra das boas novas são os jantares “Big Bottle”, a decorrer às quinta-feiras, ao almoço e ao jantar, em que uma magnum de seis litros se converte num vinho de partilha.

Relembramos ainda que o Erva Restaurante & Bar é palco, até Dezembro de 2022, do “Oh, My Chefs!”, jantares protagonizados por cozinheiros de mão cheia, cuja presença advém do convite feito pelo anfitrião, o chef Miguel Teixeira e com o apoio da Mutante. O primeiro aconteceu ontem, dia 7 de Julho. O convidado foi o chef Pedro Mendes e os pratos foram baseados nas receitas de “algo com Algas”, o livro da sua autoria e que teve o apoio dos Vinhos de Lisboa, que também marcaram presença com algumas referências de produtores de tão vasto e eclético território vitivinícola, que começa na Praia de Carcavelos, no concelho de Cascais, e segue, em direcção ao Norte, até à Praia do Osso da Baleia, no distrito de Leiria.

De acordo com o alinhamento do menu, as boas-vindas foram protagonizadas por quatro aperitivos, servidos na companhia do Espumante Quinta do Gradil Brut Nature Reserva branco 2017, da propriedade vitivinícola Quinta do Gradil, situada em Vilar, no Bombarral, a qual está, há duas décadas, nas mãos do empresário Luís Vieira, que conta com a dupla de enólogos Tiago Correia e de António Ventura. Seguiu-se o tártaro de atum em crocante de algas harmonizado com Troviscal Arinto 2021, da Quinta do Cerrado da Porta, de Nuno Monteiro Pereira, produtor em Sobral de Monte Agraço, cuja enologia está a cargo de Alexandra Mendes. O Brás de algas, com batata palha, alga de cabelo de velha e gel de yuzu, teve como companhia o Quinta de Monte d’Oiro branco 2021, feito a partir das castas Arinto, Viognier e Marsanne, vindimadas na Quinta de Monte d’Oiro, propriedade do reconhecido gastrónomo José Bento dos Santos, que passou o seu testemunho a seu filho, Francisco Bento dos Santos, um apaixonado pela viticultura e pela arte de vinificar.

As pataniscas de algas, com cevada em caldo de tomate fumado, prato de Miguel Teixeira e João Filipe Moreira, combinou com CH by Chocapalha branco 2017, da Quinta de Chocapalha, localizada em Aldeia Galega da Merceana, no concelho de Alenquer, e propriedade de Paulo e Alice Tavares da Silva, de quem a filha, Sandra Tavares da Silva – recentemente distinguida com o prémio de “Melhor Enóloga do Ano”, relativamente a 2021 – está inteiramente focada na enologia, a par com Miguel Cavaco. Ao xerém de algas, com garoupa, molho branco, bivlaves, molho de carabineiro e bivalves – prato de homenagem à longa amizade entre Miguel Teixeira e Pedro Mendes – coube o Quinta do Pinto Grande Escolha branco 2016, feito a partir de variedades de uva colhidas na Quinta do Pinto, em Aldeia Galega da Merceana, no concelho de Alenquer, e pertencente a António Cardoso Pinto, que, em família concretizou o sonho de ter uma propriedade vitivinícola. No final, o cheesecake de leite azedo com citrinos teve como par o histórico Vinho de Carcavelos, desta feita um Villa Oeiras, nome que fa justiça ao impulso que o município homónimo tem realizado para elevar este enorme legado deixado por Sebastião José Carvalho e Melo, Marquês de Pombal.

O próximo jantar terá lugar no dia 4 de Agosto e contará com a presença dos chefs Miguel Castro e Silva e Tiago Emanuel Santos.

O evento “Oh, My Chefs!” culmina em Janeiro de 2023, com a presença de 20 chefs, por ocasião dos 20 anos de carreira de Miguel Teixeira.

Bom apetite!


+ Erva Restaurante & Bar
+ Corinthia Lisbon
© Fotografia: João Pedro Rato

+ Legenda da foto de entrada: Os chefs Miguel Teixeira e João Filipe Moreira

Já recebe a Mutante por e-mail? Subscreva aqui.

You Might Also Like

No Comments

Leave a reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.