O chef do Feitoria, restaurante do Altis Belém Hotel & Spa, em Lisboa conquistou, pelo segundo ano consecutivo, o primeiro lugar do Top 10 de Restaurantes e do Top 10 de Chefs de 2017 dos Prémios Mesa Marcada. Vasco Coelho Santos foi o nome que, também por duas vezes, subiu ao palco, graças à sua cozinha de autor com morada fixa na Invicta.
Enaltecer a importância da origem do produto e mostrar quão enriquecedor é mostrar a genuinidade do mesmo valeu a João Rodrigues, chef do Feitoria (1 estrela Michelin), do Altis Belém Hotel & Spa, em Lisboa, o lugar cimeiro do mui aguardado Top 10 de Chefs, com 945 pontos, por ocasião dos Prémios Mesa Marcada, blogue da dupla de Duarte Calvão e Miguel Pires, e respeitantes a 2017, e cuja entrega decorreu, ontem, no Alcântara Café, na capital portuguesa. À semelhança dos galardões atribuídos por ambos no ano passado, o Feitoria também ficou com o primeiro lugar da igualmente tão esperada tabela do Top 10 de Restaurantes, desta vez, de 2017.
Ainda acerca das duas tabelas, no Top 10 de Chefes 2017, o segundo lugar está ocupado por José Avillez, chef do Belcanto (2 estrelas Michelin), em Lisboa, com 692 pontos, seguido por Hans Neuner, chef do Ocean (2 estrelas Michelin), no Vila Vita Parc, em Porches, no concelho de Lagoa, que subiu uma posição, ficando com 566 pontos. Alexandre Silva, chef do Loco (1 estrela Michelin), em Lisboa, também subiu uma posição, ficando em terceiro e com 461 pontos, e João Oliveira, chef do Vista (1 estrela Michelin), do Bela Vista Hotel & Spa, em Portimão, subiu 18 lugares, ficando na 10.ª posição, com 223 pontos. Quer nesta, quer na lista do Top 10 de Restaurantes 2017, o chef aveirense Ricardo Costa e o “seu” The Yeatman (2 estrelas Michelin), no hotel homónimo, em Vila Nova de Gaia, subiram dois lugares estando, agora, na quinta posição, com 416 e 387 pontos, respectivamente.
Na lista das boas novas há um nome a anotar: Vasco Coelho Santos. Além de levar o prémio Chefe Revelação do Ano – e de escalar o Top 10 de Chefs de 2017, passando do 50.º para o 9.º lugar, com 296 pontos –, o chef portuense levou para a Invicta o Prémio Especial Estrela Damm do Ano, o qual foi conquistado pelo trabalho que tem vindo a fazer no seu Euskalduna Studio que, deste modo, anunciou uma entrada directa para o 8.º lugar do Top 10 de Restaurantes 2017.
O Prémio Mesa Marcada foi atribuído, desta vez, à Taberna Ó Balcão, em Santarém, do chef Rodrigo Castelo. Na classificação global, a taberna galgou a lista do Top 10 de Restaurantes 2017 em 30 posições, ficando no 20.º lugar e com 86 pontos. Já o chef ribatejano passou do 38.º para o 16.º lugar no Top 10 de Chefes 2017, somando 115 pontos.
O Prémio Especial Quinta do Ataíde – Restaurante Novo do Ano foi conquistado, por sua vez, pelo JNcQUOI, em Lisboa, que está na 35.ª posição do Top 10 de Restaurantes 2017, e o novo Prémio Maria José Macedo – mentora da célebre Quinta do Poial, em Azeitão, destinado ao produtor/fornecedor do ano foi atribuído a Pedro Bastos, na Nutrifresco, após consulta feita a chefs que estão a trabalhar em Portugal.
Agora há que aguardar pelos Prémios Mesa Marcada de 2018 a anunciar, como tem vindo a ser “tradição”, em Janeiro, neste caso, de 2019. •